16/06/2011

CARIOCAS NÃO GOSTAM DE DIAS NUBLADOS



16/06/2011
              
 Há muito tempo me pediram que escrevesse sobre as diferenças entre viver numa cidade do interior e viver numa cidade grande, com mais de um milhão de habitantes. Durante muito tempo evitei isso! Não que não haja diferenças, muito pelo contrário, todos sabem que sim, e são gritantes, já foram maiores há vinte anos atrás, mas, o problema não é esse. A minha dificuldade em escrever sobre isso é que:UMA VEZ FLAMENGO , SEMPRE FLAMENGO!!! Só não me perguntem qual é o time do flamengo, que eu não sei e só assisto futebol na Copa do Mundo.
A verdade é que não posso negar que além da diferença entre as cidades, existe a diferença entre CARIOCAS & PAULISTAS (rixa antiga) e essa ainda é uma diferença da qual não dá pra fugir!Sempre fiquei constrangida em citar essas diferenças, pois sendo uma forasteira, na terra dos outros, achava que não devia melindrá-los com minhas observações.
 Hoje, vejo as coisas de modo diferente: Pouquíssimos na região não são forasteiros como eu. Como forasteira, dou minha contribuição para o crescimento da região há vinte e cinco anos, muito mais do que muitos que aqui nasceram e não contribuem com nada para seu progresso, muito pelo contrário, e descobri aos poucos, que muitos paulistas enxergam essas diferenças e as expõem sem hipocrisia. Por que não eu?
Na verdade sou fluminense, não carioca da gema e a diferença é que o pessoal da baixada fluminense é mais orgulhoso que o carioca, mas, no final das contas a proximidade com o mar transforma todos num só espírito. E é aí que começam as diferenças. Quem já passou algum tempo no Rio vai me entender.
O problema não esta no clima. Aqui é mais quente que lá, mas as pessoas aqui insistem em se vestir como paulistanos cuja cidade tem um clima ameno. As mulheres não saem pra nenhuma festa se não tiverem ido ao salão de beleza antes. Sei de algumas que deixam de curtir bons momentos em casa de amigos porque não fizeram escova no cabelo.Os cariocas estão sempre prontos para sair. Carioca vai pra qualquer lugar de cabelo molhado, displicentemente,seja noite ou dia,teatro, aniversário ou restaurante,e curte mais a vida ao se prender menos às aparências.A gente esta sempre pronto para comemorar alguma coisa e para confraternizar, a qualquer hora,tudo vira pagode, ou sempre aparece um violão!Desde cedo,os jovens de ambos os sexos se acostumam a se reunir para jogar conversa fora,cultuando a amizade.Casais se juntam depois da sauna , no clube, ou depois da praia,no fim da tarde pra cervejinha ,os casais, homem e mulher, sem preconceito nem machismo. Muito mais saudável que aqui,onde em qualquer reunião existe uma separação de mesas do Bolinha e da Luluzinha, como se fossem seres de planetas diferentes, sem nada a se dizer...
O motorista do ônibus está sempre rindo, e conversa sobre o que você quiser. Quando sente que o clima no veículo esta tenso, dá uma freiadinha para ajustar os ânimos e arrumar os passageiros. Numa boa!O mesmo com o motorista do táxi. São longos os papos que levo com taxistas ao voltar de shows, sozinha, e já aconteceu de juntos(eu e o motorista), cantarmos pela madrugada adentro os últimos sucessos da cantora cujo show eu havia acabado de assistir e que ele era fã ardoroso!
 Carioca ri mais, abraça mais, beija mais, é mais caloroso!Acho que é porque se acostumou a ver muita coisa bonita: do cenário da cidade do dia-a-dia às mulheres e os homens. Todos têm sempre uma piada para fazer da sua desgraça, da violência. E aí não dá pra chorar por muito tempo. E a criatividade? Os vendedores na praia me fazem rir com suas idéias mirabolantes para chamar atenção, suas frases de efeito e seu bom humor. Se você reclama que eles passam gritando, na volta eles falam quase no seu ouvido uma frase engraçada que faz você ganhar o dia!
Carioca não dá bola para as celebridades que passam por ele toda hora. Ele próprio se considera uma celebridade!E com isso os astros e estrelas se sentem mais à vontade morando em contato com esse povo que não os assedia constantemente e os deixa viver em paz na Cidade Maravilhosa! Carioca dá mais valor a Amizade. Aquela amizade de trocar confidência em mesa de bar. Ambos os sexos tem opinião e fazem questão de expressar!
                        Mas, e os paulistas? São o oposto disso aí. Sisudos, levando tudo muito mais a sério, fingem que trabalham mais que os cariocas. Já está provado que isso não é verdade.Deu até no Fantástico! Mas nada disso importa. Enquanto estiver aqui esse é o meu lugar, faço a minha parte, com meus ssssss e rrrrrrr, não ligo mais se me acham diferente. Cada um com seu cada um, dizem os cariocas e também um sábio paulista amigo meu. Parece que nesse ponto todos têm a mesma opinião...




Um comentário: