19/01/2012

FEIJÃO COM ARROZ


                  
 Por Luiza Elizabeth
E eu até acho que é o máximo! Mas vai comer feijão com arroz todo dia, sete dias na semana, trinta dias no mês, o ano todo, sempre a mesma coisa. Vai saber sempre o que vem depois, sem novidade, saber de cor, sempre, sempre!!!
Várias pessoas me perguntaram que CD e que cantor era aquele que eu citei numa crônica, na época do Natal, quando escrevi que ia passar a noite ouvindo o mesmo, curtindo o meu Natal, e do qual nunca tinham ouvido falar... Outros estranharam quando eu apareci com o nome de uma cantora nova, com uma voz linda, que eu entrevistei e pela qual me apaixonei, e que não me canso de ouvir... Alguns amigos queridos eu presenteei no Natal com um livro recém-lançado, que ninguém conhecia, pois não estava na lista dos mais vendidos, mas, pelos autores, prometia ser bom ... E eles gostaram... Mania minha de procurar o que é novo e achar que devo compartilhar!!!
Quando eu era pré-adolescente, já tinha síndrome de professora, e meus irmãos, mais novos, sofriam com isso. Eu os obrigava a ouvir poesias e mais poesias, que virava, mexia eu decorava, (trancava-os no quarto comigo,sumia com a chave começava a recitar e não parava mais, ou então passava horas e mais horas lendo para eles as histórias dos livros em que vivia mergulhada. Já era meio mandona desde aquele tempo,e meio maluca também! Já tinha mania de achar que devia partilhar com os outros as descobertas boas e más. E assim continuo até hoje. Nem sempre dá certo! Os que me rodeiam que o digam. Mas cada um com a sua mania. Essa é uma das minhas!!!
De vez em quando bato boca com os responsáveis pelas programações das rádios aqui da região! Sei que gosto não se discute!É igual braço, cada um tem o seu e alguns nem tem. Mas penso também que as pessoas devem se dar o direito de conhecer de tudo um pouco, principalmente quando as coisas fazem bem. Uma coisa que me deixa irada é as pessoas seguirem na vida como vacas de presépio, feito manada, correndo na mesma direção, olhando sempre pra onde todo mundo olha, usando a roupa que todo mundo usa, mesmo que não lhe caia bem, mesmo que fique ridículo pro seu físico ou sua idade, mas, se está na moda...
 Sei que não tenho nada com isso, mas me incomoda... Quando as pessoas têm a oportunidade de conhecer coisas novas e boas, elas gostam! Curtem, apuram o gosto! É uma questão cultural!Faz parte do crescimento do ser humano: conhecer de tudo um pouco!Quando começaram a trabalhar na rádio da cidade, as músicas da cantora em questão, a que eu citei antes, em poucas semanas estavam entre as mais tocadas! Isso significa que estamos no interior, as pessoas gostam de música sertaneja, mas, se forem oferecidas a elas outras opções, de qualidade,elas também curtem e assimilam.
Eu não acredito que todo mundo goste de comer sempre a mesma coisa. Podem até comer, mas o acompanhamento tem que ser diferente!!! Isso vale pra tudo. Desde as músicas que são tocadas nas rádios e me dizem que se mudar não dá audiência, aos pratos que servem nos restaurantes,os programas de televisão, as roupas que mostram nas vitrines...
Quando cheguei aqui na região, só se usava roupa de peão, nas festas de rodeio. Aos poucos os jovens perderam bastante o hábito de usar só chapéu e bota e copiaram as modinhas das novelas da globoNão sou intelectual, curto de tudo um pouco, feijão com arroz faz bem e eu adoro, mas morango com pimenta também é um espetáculo!Vamos sair um pouco da mesmice e nos dar a chance de mudar nossos valores, conhecer coisas novas, de livros a música. De pessoas a idéias. Isso faz com que a velhice demore a chegar. Pelo menos mentalmente. Permite que a gente acompanhe nossos filhos, netos e bisnetos. Faz parte da vida!! Pelo menos da vida de pessoas que acreditam que a Vida e o Universo estão sempre em eterna e constante mudança. E que nós estamos aqui para aprender com eles, todo dia e através de todas as Artes!!!
                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário