02/08/2011

HORMÔNIO DO AMOR PODE DESPERTAR INVEJA...


02/08/11
da Revista Veja



Diversos estudos já demonstraram que níveis mais altos de ocitocina tendem a promover a cooperação e a sociabilidade, na medida em que estimulam o altruísmo, a generosidade e outros comportamentos associados ao bem coletivo. 
Entretanto, trabalhos recentes demonstraram que o hormônio pode estimular sentimentos bem diversos em ambientes muito competitivos, como o dos jogos de azar. Neste caso, o ocitocina parece estimular a inveja, em caso de derrota, e a euforia, em caso de vitória. De acordo com os pesquisadores, isso mostra que o hormônio não promove 'emoções' positivas ou negativas, simplesmente.
Na verdade, a ocitocina tende a estimular emoções que tenham relação com o desejo de posse. Se for assim, algumas abordagens experimentais que se valem da ocitocina devem ser repensadas:  o uso da substância para diminuir a agressividade de um criminoso, já sugerido em estudos, poderia exacerbar emoções negativas, como a inveja e a raiva.

Um comentário:

  1. Amor e inveja têem a mesma origem: a admiração. No entanto, a inveja é a emoção que mais se manifesta. Isso acontece especialmente porque existem diferenças entre as pessoas, provocando reações de admiração. Para que a admiração resulte em amor é necessário que as pessoas em geral estejam relativamente bem consigo mesmas, de modo a não se sentirem humilhadas, agredidas pelas competências especiais das outras. Lúcia Bugarin

    ResponderExcluir